GT – 1: Infância e violência nos territórios da diversidade e inclusão social
Coordenação: Profª Drª Lígia Pereira dos Santos- UEPB
Profa Msc. Diana Sampaio Braga
Profa Msc. Diana Sampaio Braga
e-mail:ligianupecij@gmail.com
Ementa
O GT pretende proporcionar aos/as pesquisadores/as oportunidade de reflexões sobre a violência na infância e adolescência frente temáticas da diversidade e inclusão. As pesquisas repousam sobre os conceitos de geração, raça / etnia, classe, deficiências, maternidade, paternidade e relações de gênero frente ao debate contemporâneo contra violência, na perspectiva de Estado, Movimentos Sociais, ONGs e sociedade em Rede.
GT – 2: Educação e políticas públicas para a juventude: limites, possibilidades e perspectivas
Coordenação: Profª. Drª Maria Aparecida Barbosa Carneiro UEPB
Maria Lindaci Gomes de Souza - UEPB
e-mail:marianupecij@gmail.com
Ementa
Este grupo de trabalho pretende ser um espaço de debate acadêmico sobre a Educação enquanto política pública universalizante e criadora de possibilidades concretas de inserção de crianças e adolecentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Este debate levará a uma reflexão sobre a Educação enquanto matriz crítica e transformadora da realidade.
Ementa
Este grupo de trabalho pretende ser um espaço de debate acadêmico sobre a Educação enquanto política pública universalizante e criadora de possibilidades concretas de inserção de crianças e adolecentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Este debate levará a uma reflexão sobre a Educação enquanto matriz crítica e transformadora da realidade.
GT – 3 : Infância, adolescência, violação de direitos e as práticas sócio-jurídicas
Coordenação:
Profª Msc.Célia de Castro – UEPB
Profa. Msc. Maria Mascarenhas Tejo
Profa. Msc. Maria Mascarenhas Tejo
e-mail:celianupecij@gmail.com
Ementa
Este Grupo de Trabalho pretende ser um espaço de debate acadêmico para as atividades oriundas de pesquisas e/ou intervenção, discutindo sobre a efetivação de direitos como: família natural ou substituta, educação ou então a violação destes mesmos direitos, resultando em crianças e adolescentes abandonados, vivendo em casas de acolhimento e convivência (abrigos) à espera da adoção, outros que vivem nas ruas e se sentem atraídos pelo uso das drogas e também do cometimento de atos infracionais, assumindo uma nova identidade social de “adolescente em conflito com a lei”. Será enfatizado também como o Estado e/ou as instituições estão assumindo sua parte na responsabilidade desses fatos e através de suas práticas como estão contribuindo para uma mudança na vida desses adolescentes.
GT 4 :Infância, adolescência trabalho e família
Coordenação: Profª Msc .Terçália Suassuna Vaz Lira- UEPB
e-mail:tercalianupecij@gmail.com
Ementa:
GT 5: Cultura Tecnológica, Educação e violência: facetas da juventude nas redes sociais
Coordenação: Profª Drª Patrícia Cristina Aragão
Profa. Dra. Robéria Nádia Araúo Nascimento - UEPB
Profa. Dra. Robéria Nádia Araúo Nascimento - UEPB
e-mail:patricianupecij@gmail.com
Ementa:
Ementa:
Este Gt propõe discutir sobre a relação entre cultura tecnológica, educação e juventude a partir das redes sociais, notabilizando aspectos que se relacionem aos diferentes perfis juvenis e suas articulações com as redes sociais e como nestes espaços de diálogos tecem discussões em torno da violência propiciando debates em torno do respeito a alteridade, a diversidade cultural e identitária. Congrega trabalhos e pesquisas em andamentos cujo foco de discussão estejam articulados aos eixos com cultura tecnológica, educação e violência nos espaços como blogs, orkut, facebook, twitters e msn.
GT 6: Criminalização e judicialização da infância
Coordenação: Prof. Msc. Alisson Araújo -UFG/Goias
Prof Maria do Socorro Carvalho
Prof Maria do Socorro Carvalho
e-mail:alissonnupecij@gmail.com
Ementa:
Sociabilidade capitalista contemporânea e a Questão Social. A Criminalização da pobreza e as refrações na infância e juventude. A judicialização da questão social e os rebatimentos na promoção e proteção a infância e adolescência. Expressões da criminalização e judicialização: redução da maioridade penal, práticas coercitivas e policialescas adotadas pelo Estado brasileiro no atendimento a criança e ao adolescente, redução de políticas públicas universalistas por ações fragmentadas, focalistas, desestruturadas, e, sobretudo com a substituição pelas políticas de segurança pública. Judicialização das expressões da questão social: centralização da responsabilização a famílias no negligenciamento de direitos e luta pela garantia de direitos por meio da justiça.
GT 7: Infância, Juventude, violência e mídia
Coordenação: Profª Msc.Maria Lúcia Serafim – UEPB
e-mail:lucianupecij@gmail.com
EMENTA:
O mundo virtual e a infância; prática educativa: experiências com tecnologias digitais na infância e juventude; o preparo do professor e as mídias; Sala de aula interativa na infância e juventude: ensino e aprendizagem com tecnologias digitais; Violência e as novas tecnologias.
EMENTA:
O mundo virtual e a infância; prática educativa: experiências com tecnologias digitais na infância e juventude; o preparo do professor e as mídias; Sala de aula interativa na infância e juventude: ensino e aprendizagem com tecnologias digitais; Violência e as novas tecnologias.
e a Ementa do GT 7?
ResponderExcluirAs Ementas de alguns GT's ainda não foram enviadas. Está previsto para dia 10 no mais tardar a colocação das tais ementas. Grato pela colaboração
ResponderExcluirRafael Vinagre
Queria saber ate quando vai as inscrição para o II coloquio Nacional para quem não vai entregar trabalho?
ResponderExcluirEstou enteressada em fazer o mini curso, mas nao sei se ja posso fazer o deposito e o prazo. Por favor me informe.
ResponderExcluirAs inscrições são até o dia 22/03/2011
ResponderExcluirpaula, você já pode fazer as inscrições no mini curso.
ResponderExcluirPaula, pode sim as inscriçoes ja estão abertas
ResponderExcluirOs participantes dos mini-cursos receberão certificado?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsim veronica os participantes dos mini-cursos receberam certificados.
ResponderExcluirGostaria de saber se posso fazer transferência ou tem que ser depósito?
ResponderExcluirpode ser transferência desde que seja enviado o comprovante
ResponderExcluirQueria saber se é necessário ser 3 autores para um projeto?!
ResponderExcluiresse tipo de duvida é necessário tirar com a secretaria do evento pelo e-mail
ResponderExcluirjá enviei um e-mail para o evento, e já faz dias, mas não obtive respostas. Preciso de um parecer para enviar o meu resumo.
ResponderExcluirNão tem contato por telefone?!
Abraços
hermano vou tentar falar com alguem da secretaria para resolver seu problema... e em breve estarei lhe respondendo
ResponderExcluirSaudações
ResponderExcluirPor favor, respondam com carinho e de forma clara, pois nos últimos eventos que me inscrevi, quando busquei solucionar dúvidas tive muitos contratempos, com respostas evasivas e inconclusivas.
1 - Sobre o depósito
Quem é o beneficiado? É conta poupança ou corrente?
2 - Sobre a inscrição
No blog diz o seguinte:
"Para os participantes que enviarem trabalhos, os comprovantes de pagamento terão que ser digitalizados e enviados para o e-mail do coordenador do GT em que se inscreveu, que está disponível na postagem sobre Grupo de trabalho (Email dos coordenadores)"
depois diz assim:
"Após recebimento da carta de aceite, deverão ser encaminhados para os respectivos e-mails: trabalhos completos, ficha de inscrição e comprovante de pagamento escaneado."
já na ficha de inscrição diz:
"É obrigatório o envio do comprovante de pagamento escaneado para a coordenação do GT e ou secretaria do evento conforme está determinado no edital."
2.1 - Afinal, o comprovante de pagamento deve ser enviado junto com a ficha de inscrição ou só depois de receber a carta de aceite (quando for enviar o trabalho completo)? Ou seja, paga-se antes ou depois da aprovação do resumo?
3 - Sobre a formatação dos trabalhos:
No blog diz o seguinte:
"Nome do(s) autor(es) alinhado centralizado;
Endereço eletrônico logo abaixo do nome do autor;
Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es),
Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho"
3.1 - É assim então que coloca?
Fulano de tal da Silva
UFCG - fds@ig.com.br
3.2 - Pode-se inserir figuras no texto completo?
Agradeço a atenção
Preciso saber se é necessário participar de todo o colóquio para receber o certificado ou so dos mini cursos?
ResponderExcluirTrabalho a tarde e acho que não vou poder faltar três dias da semana,mas ao mesmo tempo quero muito participar.
Sim como faço a inscrição par ao mini curso?
ResponderExcluirTodos os autores do trabalho precisam enviar nas fichas de inscricao o mesmo resumo? ou só o autor envia o resumo na sua ficha de inscricao e o os outros enviam suas fichas sem colocar o resumo???????
ResponderExcluirAté quando posso me inscrever?! respondam o maos rápido possível!
ResponderExcluirEmanuella esse tipo de duvida voce pode tirar com o e-mail da secretaria ....
ResponderExcluirCyn sim sua inscrição pode ser feita até o dia 22/03/2011
Mas para as pessoas que enviaram mais de um trabalho e ja foi aceito,tem que optar apenas por um GT? E se caso seja o autor de dois trabalhos como faz? Coloca apenas um? E os co-autores que enviaram mais de um trabalho tbm tem que optar apenas por um GT mesmo tendo mais de um trabalho aceito? qual o critério para se fazer a inscrição?
ResponderExcluir